Valor das conquistas

"Caio de joelhos no palco, chorando de tanta emoção. Isso é absolutamente muito mais do que sonhei, muito mais do que desejei."


Que tipo de reação as pessoas tem quando conquistam algo? Chorar e cair de joelhos ao ter seu TCC aprovado é uma reação comum?

Quando eu li esse trecho só consegui pensar, que reação absurda, ninguém tem uma reação emocional tão extrema. Um segundo depois direcionei minha crítica a mim mesma: por que você não ficou feliz quando teve a sua monografia aprovada? Porque não teve valor. Não dou valor as minhas conquistas, nem sinto prazer com elas. Na minha cabeça terminar a faculdade era a minha obrigação. Ser aprovada era o mínimo, não uma vitória. Ser reprovada seria uma derrota tão grande que eu nem conseguia aceitar essa possibilidade. Passar era a única opção. A emoção da conquista não existiu.

Não acho que algum dia eu vá cair de joelhos de tanta emoção, mas queria saber como é esse sentimento. Como deve ser se sentir tão feliz e tão satisfeita, que você se sente a vontade para externar seus sentimentos com todo o seu corpo? Não consigo nem receber elogios. Fico angustiada de cozinhar para os outros e receber elogios. Me sinto desconfortável. Por mais que eu perceba que eu deveria gostar de ser reconhecida, não consigo deixar de pensar que as pessoas estão exagerando, ou pior, que estão só me bajulando. Minha razão sempre vem em dizer, ninguém tem motivo para mentir ou te bajular. Só consigo pensar em como não me importo.

Eu não me importo. Não me importava com a faculdade, assim não me importo em cozinhar. Eu não sei com o que eu me importo. Então eu só faço as coisas que eu acho que os outros esperam de mim e fico angustiada com o medo do fracasso sem nunca sentir o prazer de realizar um sonho.

Acho que o sonho é o X da questão. Cumprir tarefas não são necessariamente conquistas. Elas só existem quando você se move com vontade. Quando você olha para frente, vê o seu sonho e corre em sua direção, enfrenta todos os obstáculos para fazer com que aquela imagem se solidifique o suficiente para te-la em suas mãos. É essa corrida que dá valor as conquistas. É esse olhar para frente e desejar alcançar o seu sonho, que faz as pessoas transbordarem. Enquanto eu caminhar sem direção, com medo da queda, nunca vou conseguir saber o valor de chegar em algum lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desanime